O que o Authorship representa para um Copywriter
Entre outras funções online sou Copywriter, por isso a minha obrigação é estar atenta a este tipo de notícias, e claro que esta teve algum impacto no mundo do SEO e do Copywriting. Não tenho a arrongância de pensar que já sou uma expert, longe disso, apenas sou uma profissional de Marketing Online dedicada, que tenta estar alerta sobre tudo o que impacta o meu trabalho online.
Fui uma das pessoas que viu a sua relevância a crescer nos resultados orgânicos no Google, devido a um incremento de artigos escritos num curto espaço de tempo sobre diversos temas de marketing online para algumas empresas, e não só. Mas a questão aqui é que penso que o fim do Authorship não é o que vai acabar com a relevância dos conteúdos! A foto, o nome de autor desapareceram, sim, e agora o suporte Google do authorship markup, mas como o Google próprio disse, nos testes que fez durante estes 3 anos de vida do Authorship, pouca relevância isto teve para o utilizador final. E no final não é isto que nos interessa também? Termos conteúdo relevante para o os utilizadores? A permissa de que o conteúdo é Rei permanece, e se não temos conteúdo original, de interesse para o utlizador continuamos a ser irrelevantes.
No final temos de pensar, que não era só com o Authorship que iriamos conseguir 'escalar o Monte Google'!
Authorship vs Valor do Autor
Se não temos mais interesse para utilizador apenas porque temos uma foto e um nome, continuamos a ter mais interesse para o utilizador se aparecermos na primeira página do Google com conteúdo relevante para a sua pesquisa. Esse comportamento não mudou, e a importância que o Google dá a conteúdo verificado também não, por isso há que não confundir o valor do Authorship com o valor do Autor.Se mantivermos o markup do authorship no nosso código não nos vai prejudicar, segundo o Google, e na verdade, segundo os experts, e faz todo o sentido, há empresas que descobrem o autor de um determinado artigo através deste markup, que o continuarão a fazer. Além disso o Google valorizará sempre mais um artigo escrito por alguém 'real', do que um escrito por alguém que é 'anónimo' online.
Um artigo que explica bem esta questão é o artigo mais recente do Danny Sullivan no Search Engine Land: "Authorship maybe be dead but Author Rank is Not"
O Papel do Google +
E com isto vem uma segunda questão que vai ganhar, concerteza, mais importância:O conteúdo do Google+, dentro da rede de conhecimentos, continua a mostrar fotos e nomes nos resultados orgânicos.Tudo bem, podem dizer que é diferente, e é, pois aqui só aparecerá deste modo, caso seja uma pesquisa personalizada, em que apenas as pessoas da sua redes terão acesso a esta informação. Mas em vez de vermos isto como um bloqueio, devemos ver isto como uma oportunidade e expandir a nossa rede (com círculos relevantes, claro!), de modo a chegar a um leque mais alargado de utilizadores nos resultados orgânicos do Google. Além disso, se alguém nos acha relevante o suficiente para nos seguir no G+, é porque considera o nosso conteúdo relevante, e nesse sentido estes resultados até têm mais credibilidade, vindo do nosso círculo e terão mais possibilidade de criar leads qualificados do que numa pesquisa não personalizada, em que nem sempre sabemos a fonte daquela informação, ou se é credível.
Mais sobre como funciona a pesquisa personalizada e o poder do G+ nos resultados orgânicos neste artigo da Stone Temple, escrito por Mark Traphagen: "Google Plus Search Power: Personalized Punch for your Market Power"
3 Principais Factores que retenho deste 'Fim do Google Authorship':
- Authorship support do Google morreu
- Valor do Autor mantém-se
- Google+ continua a mostrar foto e nome em pesquisas personalizadas
Bom apanhado da situação, Ana, gostei de ler. Realmente apesar do suporte para a autoria Google ter ido "caput", o valor do autor mantém-se, que será útil para o autor, nem que seja para ser mostrado nas pesquisas personalizadas dos círculos.
ResponderEliminarObrigada João. Vamos ver é se a Google também não resolve fazer mudanças no G+ e na pesquisa personalizada. Pelo menos, até agora, o John Muller disse num dos seus hangouts que não sabe de nada nesse sentido.
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